domingo, 4 de julho de 2010

A Ditadura do Minério de Ferro.

Na década de 1960 os economistas identificaram um fato inusitado no mundo produtivo - ocorreu primeiramente na Holanda e depois se espalhou mundo afora- o fenômeno recebeu o nome de “Doença Holandesa” ou “ A maldição dos recursos naturais”.
A Holanda- um país de gente trabalhadora e criativa, que luta diuturnamente contra a invasão das águas do mar, construindo diques e bombeando água dos campos com seus engenhosos cata-ventos- de repente descobriu no mar do Norte, um gigantesco depósito de gás natural. A elite Holandesa, a partir de então, passou a faturar alto com a venda e o controle desta commodities, e desencadeou-se o fenômeno- a criatividade, a iniciativa, o empreendedorismo do povo já não era mais necessário. Uma vez que era muito mais barato comprar produtos importados irrestritamente, tornou-se a exportação tão pouco competitiva que culminou na desindustrialização daquele país. É sempre muito mais barato contratar mão de obra estrangeira já pronta para operar a tecnologia de ponta importada e furar mais e mais buracos para extrair mais e mais recursos. O povo holandês se viu refém de sua elite e de seus políticos que vendiam e controlavam a venda do gás.
A “Maldição dos recursos naturais” tem seu lado mais perverso sobre as populações carentes: embota a saúde, a educação e reduz os direitos humanos.
Estes países que se vêem ricos da noite para o dia se tornam, sem exceção, ditaduras em maior ou menor grau. Veja aí o mundo Árabe que cercea seu povo e simplesmente aniquila suas mulheres. O contrário disto a escassez, força a criatividade e estimula o desenvolvimento- que o diga o Japão !
No Brasil, a “ A doença Holandesa “ poderia ser reclassificada como “ A Doença Mineira”. Minas é um estado amaldiçoado pela enorme quantidade de recursos naturais,controlados e usados ao bel prazer de sua elite impiedosa e ditadora. Um estado tacanho, medíocre e que vive de fazer buracos no chão, exportando milhares de toneladas de minério de ferro bruto, levantando montanhas de dinheiro, grande parte privatizado, que é transferido para fora imediatamente, nos restando parcos recursos na forma de impostos propositalmente mal cobrados. A Petrobras paga entre tributos e royalties 60% de sua receita, contra míseros12% das mineradoras (o minério é o nosso Petróleo!) e este troco, é o que sobra pra nós, o povo mineiro, sobrevivermos a duras penas.
Nosso estado é o mais conservador do Brasil. A primeira medida tomada por Aécio e o Professor Anastasia no midiático e famigerado show do choque de gestão, foi cortar 30% da verba para educação . Minas é o único estado do Brasil que não respeita o piso nacional para salário de professores!
Lagoa Santa que se gaba de estar na ponta do vetor norte, com suas promessas de empregos e abundância para todos é um bom exemplo desta realidade: no centro de manutenção de aeronaves da Gol instalada no nosso município dos seus X(procurar) empregos 90%( procurar) de sua mão de obra especializada é vinda do Rio Grande do Sul e de São Paulo (nada contra meus compatriotas) .
São Paulo, o estado mais rico da Federação, investe pesado em tecnologia. Lá a USP, é fomentadora e geradora de idéias revolucionarias e agregadoras. A PETROBRAS, no Rio de Janeiro , desenvolve tecnologia própria de ponta e hoje é líder mundial em exploração de petróleo em águas profundas. E em Minas !? Uma vergonha! Temos a nanica UEMG, a capenga UFMG que pouquíssimo contribuem para nosso desenvolvimento .
Minas vende matéria prima primária pra gente criativa e inteligente de fora transformar, agregar valor e nos revender caro de volta em forma de produtos .
Minas é um estado anão para seu povo e gigante para sua elite egoísta, pouco criativa , entreguista que só é capaz de gerar dinheiro vendendo suas terras, depredando, superfaturando e especulando no setor imobiliário. Minas, meus amigos, precisa é de políticas públicas em ciência e tecnologia, inclusão social , moradia, saúde e uma educação de verdade, sem maquiagens !
Minas não precisa de palácios! Minas precisa é de atitude e liberdade !

Osório Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário